"WE MAKE FASHION FOR PEOPLE AND FOR THE PLANET. "
A Marca
A Dram Ive é uma marca nascida no Norte de Portugal, que vem suprir a necessidade de oferecer acessórios de moda de qualidade, produzidos em Portugal, de forma sustentável e com baixo impacto ambiental.
Ao recolher tecidos de excedentes das grandes indústrias é possível reduzir a quantidade de materiais têxteis descartados e inutilizados, reintroduzindo-os na cadeia de valor. Reaproveitamos os excedentes têxteis para produção dos nossos produtos, transformando um potencial resíduo têxtil em produtos exclusivos e diferenciados.
A nossa produção é própria, destacando-se pelo seu carácter de exclusividade, dado que cada produção está dependente dos excedentes de outras empresas produtoras, criando produtos em escala limitada. Todos os artigos são feitos em produção lenta, com muito cuidado, carinho e com mão de obra qualificada.
Os nossos produtos são pensados para pessoas que apreciam diferenciação, exclusividade e versatilidade. O seu design e as suas cores são definidas de forma a que os produtos possam ser utilizados por muitos anos.
Somos uma marca jovem, muito sonhadora e certa que os nossos clientes sonham connosco.
Criadora
"Só me conheço de uma forma. Sou uma eterna entusiasta e apaixonada pela arte da criação.
Se me perguntarem como cheguei ao mundo da moda, não vos sei responder exatamente. Mas acredito que seja culpa destas duas pessoas ao meu lado. A minha mãe e a Sra. Prazeres, que durante muito tempo foi minha ama. Ambas, costureiras de profissão.
Se por um lado a minha mãe era a pessoa criativa que estava constantemente a inventar novas coisas, a Sra. Prazeres era aquela que desfazia e fazia a mesma peça , vezes sem conta, até ficar perfeita. Ela não sabe, mas à muitos anos “emprestadeu-me” o “Grande livro da costura”. Até hoje nunca o li, mas guardá-lo-ei para sempre comigo por todas as boas memórias que me trás.
Desde pequena, que inconscientemente, tentava seguir os passos delas. Pegava em tecidos, apropriava-me das suas coisas, desafinava máquinas (…) sem qualquer noção sobre moldes ou costura, para conseguir fazer roupas para mim. Elas transmitiram-me o gosto e a minha curiosidade por querer saber cada vez mais, fez com que hoje consiga criar as vossas peças de uma forma totalmente independente.
Após concluir a minha formação na área do design de moda e por toda esta proximidade com o mundo têxtil ao longo dos anos, fui percebendo que havia ainda um grande desperdício das grandes indústrias. Rolos imensos de tecidos que haviam sobrado, por serem restos de coleções ou por terem pequenos defeitos, eram descartados.
Pensamentos como "tanta coisa útil poderia ser feita com estes tecidos em vez de irem para o lixo" persistiam até ao momento da criação da Dram Ive. Sem qualquer plano e apenas com o meu enorme desejo de criar, lancei a primeira tote bag, básica, pintada à mão. Longe de imaginar que 3 anos depois o leque de produtos, a qualidade dos mesmos e as pessoas que os desejavam, era muito maior.
A minha missão é e será sempre, o fazer e servir melhor a comunidade da Dram Ive. Uma comunidade recheada de pessoas reais, que procuram uma marca humanizada, produtos limitados, de qualidade, e com design diferenciado.
É possível fazer moda de forma sustentável e ética, sem abrir mão da qualidade e da diferenciação."
Francisca Carvalho, 21 anos